Ibmec promove TEDxRio2016 em parceria com a Escola Eleva

O Ibmec realizou em parceria com a Escola Eleva, na última sexta-feira, o TEDxRio 2016. O evento reuniu profissionais de destaque em um debate transversal sobre identidade e comunidade, economia e sustentabilidade, inclusão e exclusão, educação e cultura.

O evento reuniu estudantes e profissionais que puderam acompanhar as palestras presencialmente, na Escola Eleva, no Rio de Janeiro; ou via transmissão simultânea, nos lounges disponibilizados nos campi do Ibmec e no site da faculdade.

Entre os convidados presentes, estiveram Maurício Garcia, Vice-Presidente de Planejamento e Ensino da DeVry Brasil/Ibmec; Regina Casé, atriz e apresentadora da Rede Globo; e Jorge Paulo Lemann, empresário e um dos detentores dos conglomerados AB Inbev e B2W.

No primeiro bloco de palestras, foi destaque o debate sobre a Educação nos Dias Atuais, conduzido por Maurício Garcia. Em sua apresentação, Garcia destacou os diversos métodos de aprendizagem e as diferentes técnicas disponíveis. Foi enfático ao dizer que, na atualidade, é possível realizar o acompanhamento de cada aluno em sala de aula, caso haja: 1) discussão além do construtivismo; 2) aplicação da ciência no aprendizado; e 3) utilização da tecnologia como parceira. 

Na sequência, Regina Casé trouxe ao debate o tema “Desigualdade Social” e mostrou ao público um dos episódios da série Minha Periferia, quadro especial do programa dominical Fantástico, da Rede Globo, conduzido por ela. Nessa reportagem, Regina retrata a experiência de um menino de classe alta que conhece os ambientes de uma favela, sendo conduzido pelo filho da empregada que trabalha em sua casa.

A apresentadora destacou que a diversidade social é uma das coisas mais enriquecedoras e lembrou uma passagem de sua infância: 

“Quando eu era pequena, os meus pais me deixavam passar o dia na casa da empregada lá de casa, a Marinete. Eu podia conhecer outra realidade, ver coisas que eu não conhecia, outras brincadeiras. Era como se eu tivesse em um intercâmbio de um ano”, ressaltou. 

E finalizou sua apresentação com uma sugestão ao público: “vamos juntos criar um pensamento novo, original, de como trazer diversidade na escola sem parecer que isso é uma forma de reparação social. Porque um ambiente diverso é um ambiente mais rico”, destacou.

Um dos palestrantes mais aguardados do dia, Jorge Paulo Lemann, fez um relato sobre sua vida e seus momentos de aprendizado. Seja com seus amigos, as atividades da sua infância e viagens. Quando adulto, sua trajetória acadêmica e negócios em que investiu:

“Na minha infância, estudar, eu estudava. Ler, eu também lia. Mas gostava de ação, surf. Para mim, ter contato com pessoas diferentes desde os oito anos, no Arpoardor, foi um privilégio. Fico triste ao saber que os meninos cariocas de hoje não podem ir sozinhos à escola. O mundo está mudando cada vez mais rápido. E meninos que não tem chance de experimentar e ousar estão em desvantagem”.

Sobre a tão dita “sorte” nos negócios, Lemann destacou que suas conquistas são fruto de muita dedicação e trabalho:
“Na minha opinião, a sorte é resultado de muito suor. Um amigo meu diz que a sorte passa na frente de todos, uns agarram, outros não. Eu agarrei a sorte quando criei o Banco Garantia, que abriu as portas para outros negócios”, disse o empresário.

Clique aqui e confira as fotos do TEDxRio 2016.

Tags: