Como alinhar uma carreira de sucesso ao Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal nunca esteve tão atrelado à construção de uma carreira de sucesso como na atualidade. Aprofundando o assunto, Cynara Bastos, Coordenadora de Carreiras Ibmec/MG, compartilha algumas dicas e orientações sobre a aplicabilidade da técnica. 

Para Cynara, definir etapas é essencial para dar o andamento correto ao processo. Porém, antes ainda de elencar um passo a passo, é necessário que o profissional conheça a si mesmo, pontuando seus pontos fortes e de melhoria, bem como o que ele pode entregar e o que pode desenvolver.   

"O Marketing Pessoal só deve começar depois que a pessoa tem muito claro para si mesma o que ela quer e o que se pode esperar dela. Outro ponto importante é que a ideia não é sair 'forçando a barra' em todas as situações, tentando 'vender seu peixe'. Ninguém gosta de um vendedor chato, não é mesmo? Então precisamos ter cuidado ao fazer esta venda. Devemos fazê-la de forma inteligente e respeitosa. A ideia primeira é entender seus valores, sua missão e seu propósito e criar a sua marca a partir disso.", pontua a Especialista em Carreiras. 

Confira mais algumas dicas:

1) Teste o seu Marketing Pessoal  envie um e-mail, whatsapp ou ferramenta semelhante para, pelo menos, cinco pessoas que já trabalharam com você e lhes pergunte quais os seus principais talentos, adjetivos e pontos de melhoria. Segundo Cynara, é uma ótima forma de obter um feedback sobre a sua imagem;

2) Fique atento às redes sociais  saiba utilizar os perfis em redes como o LinkedIn a seu favor, de forma a sempre causar uma boa impressão e alinhando a isso o que você acredita e defende. Quem tem o hábito de ler e escrever, deve publicar sempre, porém, sem perder a consistência e a integridade; 

3) O que evitar para uma estratégia eficiente falar muito de si mesmo, comparar-se e desmerecer outros profissionais, vender o que você não é. Lembre-se que a definição dos seus valores é o passo inicial para a aplicação do Marketing Pessoal;

4) Como se capacitar para obter um bom Marketing Pessoal  existem textos e livros bons disponíveis no mercado, mas, para Cynara, o primeiro exercício depende apenas do profissional, que deve se perguntar: "quem eu sou? o que ofereço? como quero ser lembrado? onde o meu serviço é necessário?";

5) Dicas de livros  "E se você fosse uma marca?", Aldo Wandersman; "Personal Branding: construindo a sua marca pessoal", Arthur Bender;  "Marketing Pessoal", Dorene Ciletti.