5 dicas para aumentar a produtividade em 2017

Janeiro é sempre um bom mês para planejar e renovar as metas. Porém, para dar um passo a frente e partir do planejamento para a ação, são necessárias algumas ferramentas. Acompanhe com Cynara Bastos, Coordenadora de Carreiras do Ibmec/MG, e Fernanda Schröder, Gerente Nacional de Carreiras da DeVry Educacional do Brasil, algumas dicas sobre como fazer uma melhor gestão do seu tempo e, assim, aproveitar melhor seu ano.

1) Anote suas metas
Seja realista e coloque tudo no papel, listando o que é prioridade e o que pode ser deixado para depois. Separe os planos profissionais e pessoais. Crie categorias.

2) Estabeleça prioridades
Infelizmente, no dia-a-dia, as pessoas quase nunca estabelecem prioridades. O que é importantíssimo. Além disso, com tantas distrações que o mundo moderno apresenta, costuma-se priorizar coisas pouco importantes e acaba-se administrando mal o tempo. Você já parou para pensar quanto tempo perde, por exemplo, acessando o Facebook ou checando seu e-mail várias vezes no dia?

3) Crie uma agenda semanal
Quando se estabelece uma agenda semanal, por exemplo, fica mais fácil cuidar do tempo. Você pode criar uma agenda no Excel ou, caso prefira, pode deixar a agenda num quadro/mural ou onde achar melhor. Semanalmente, coloque nesta agenda tudo aquilo que precisa ser feito. Antes de definir essas coisas, você pode se perguntar: "quais atividades eu mais faço? quais dependem de outra pessoa? quais são as que me fazem perder mais tempo?"

4) Aproprie-se das ferramentas
Além dos cadernos e das agendas físicas, hoje em dia, também temos uma variedade de aplicativos e de ferramentas digitais que auxiliam na gestão de tarefas. O Todoist, por exemplo, permite o compartilhamento de tarefas com outras pessoas. Outros dispositivos como Evernote, Google Tasks ou Remember the Milk também funcionam bem nessa gestão. Se você esquecer de olhar seu caderninho, vai perder seus compromissos. Os apps avisam tudo o que você tem para fazer.

5) Revise seus planos
Outro ponto importante é o tempo para a reflexão e a revisão de planos. Permita-se um tempo para refletir e, quem sabe, repensar suas estratégias. O ideal é fazer isso todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana. Quando se estabelece aquilo que é importante e a forma como será executado, a chance de êxito é bem maior!