Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma comissão interna da instituição que trabalha para a autoavaliação institucional. A comissão é formada por representantes do corpo docente (professores), discente (estudantes) e também do corpo técnico-administrativo (funcionários).

A existência da CPA em uma instituição é obrigatória, de modo a cumprir a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo da CPA é promover a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição.

Objetivos

Avaliar o desempenho institucional, tendo em vista a qualificação do processo educativo e utilizando os resultados para melhoria efetiva das ações desenvolvidas.

Elaborar uma metodologia de avaliação que garanta a participação dos segmentos constituintes da comunidade institucional.

Consolidar o processo de avaliação como prática permanente na Instituição.

Validar os achados da pesquisa, oportunizando aos distintos segmentos a reflexão sobre os resultados obtidos para definir mudanças, de modo a ampliar a qualificação dos processos desenvolvidos.

Realizamos reuniões com os representantes dos segmentos docente, discente, administrativo e da mantenedora, organizando o desenvolvimento das etapas de processo de avaliação.

Etapas de desenvolvimento dos processos avaliativos:

1. Etapa de preparação

Constituição da CPA, definição das condições materiais para a realização dos trabalhos: espaço físico, equipamento, docentes e outros.A sensibilização interna na instituição.Participação nos seminários internos com a comunidade acadêmica.

2. Etapa de desenvolvimento

Reuniões e debates de sensibilização das partes envolvidas no processo, sistematização das ideias.Definição de grupo de trabalho.Construção dos instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas, outros.Definição da metodologia de análise e interpretação dos dados.

3. Etapa de Consolidação

Elaboração de relatórios com todos os representantes dos segmentos da comunidade acadêmica, da sociedade civil organizada, comunidade, entorno;Divulgação do relatório final com a apresentação, discussão e publicação dos resultados através de reuniões, palestras, documentos informativos, seminários e outros.Balanço crítico: análise critica das estratégias utilizadas, reflexão e planejamento de ações futuras.

Dimensões

1. A missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI);
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo ao desenvolvimento do ensino, à produção acadêmica e às atividades de extensão;
3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; 
4. Comunicação com a sociedade;
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios;
7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; 
8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
9. Políticas de atendimento aos estudantes; 
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Portarias

 Ato de Ofício - CPA
 

Relatório da Auto Avaliação Institucional

 

Ata de reunião n°1

 

Ata de reunião n°2

 

Ata de reunião n°3

 

Regulamento CPA
 

Resultado - Avaliação

 

Bases Legais - Inep

 Normas da Educação Superior

 

 Legislação da Educação Superior